sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Capital de giro, que negócio é esse?



O capital de giro é uma das prioridades que todos os empresários deveriam observar no seu negócio, muitas vezes o mau acompanhamento do capital de giro, faz as empresas virem a falir.
As empresas precisam de vendas e de compras, mas neste meio termo, onde você não esta vendendo ou comprando, existe o verdadeiro perigo: O TEMIVEL CAPITAL DE GIRO.
Quando se iniciam as empresas entram com dois tipos de investimentos, primeiro o capital próprio, que é aquele que utilizado para compra de mercadorias para sustentar o seu estoque, a compra de maquinário, e seu imobilizado.
E porque as empresas não conseguem o capital de giro, por causa destes fatores:
  • Redução de vendas
  • Crescimento da inadimplência
  • Aumento das despesas financeiras
  • Aumento de custos
  • Desperdícios de natureza operacional
O mau do empresário é achar que ele pode ir gastando, descontroladamente qualquer dinheiro que venha a ser acrescentado, esquecendo que ele tem que lembrar dos inadimplentes, dos pagamentos com funcionário, das contas de luz, energia, e eventos esporádicos.

Para se achar o Capital de Giro, será o Ativo Circulante – o Passivo Circulante,
No qual Ativo Circulante representa os recursos a curto prazo, sendo eles, caixa, contas a receber, estoque, resumindo, o que é entrada de dinheiro rápido, e o Passivo Circulante, é tudo aquilo de liquidez imediata, o que se tem de pagar rápido, são as obrigações, são os fornecedores, as duplicatas a pagar.
Portanto se tivermos Ativo Circulante maior que passivo circulantes, teremos superávit de capital de giro, o que em termos é bom, e se tivermos Passivo Circulante maior que Ativo Circulante, identificamos que a empresa esta com problemas com o capital de giro.

Portanto, administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário